Esta Matéria não tem vídeo
Deputada Estadual (PL), Advogada, Servidora Pública e Protetora dos Animais
Joana Darc Deputada Estadual (PL), Advogada, Servidora Pública e Protetora dos Animais
Esta Matéria não tem 
vídeo

 

Artigo Joana Darc -

Qualidade no atendimento pré-natal


Como mulher, entendo o quanto esse momento é importante na vida da gestante, e que os cuidados do pré-natal são de extrema importância para que a gestação seja segura e saudável.

Durante a semana passada, acompanhei o caso de uma gestante que me procurou e disse que até o seu oitavo mês de gestação ainda não havia conseguido se consultar com ginecologista obstetra no seu pré-natal, passando apenas por consultas com enfermeiras. Esta situação me comoveu e chamou a atenção para um fator importante: a saúde da mulher no pré-natal.

O pré-natal é um direito que toda gestante tem, por meio das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do município, e deve fazer para garantir a sua saúde e a do bebê durante toda a gestação até o nascimento. Porém, infelizmente, hoje esta não é a realidade de muitas mulheres que estão passando por uma das fases mais sensíveis de suas vidas, se tornar mãe.

O não acompanhamento adequado no pré-natal pode acarretar uma série de complicações para as futuras mamães e seus bebês que contam com esse apoio da rede municipal de saúde, mas o que acontece, na maioria das vezes, é que o sistema tem dificultado esse acesso ao invés de facilitar. Mas onde queremos chegar com tudo isso?

Hoje, vemos as maternidades superlotadas em Manaus, e isso é oriundo da baixa cobertura e falta de acompanhamento adequado no pré-natal, onde as gestantes não são atendidas por obstetras e, pela alta demanda nas UBSs, o atendimento chega a ser corrido, sendo apenas 15 minutos de atendimento por paciente. Isso impacta diretamente na qualidade do atendimento na maternidade. Uma realidade bem diferente é possível ver nos municípios do interior do estado, onde as gestantes têm um atendimento personalizado e acompanhamento adequado.

Como mulher, entendo o quanto esse momento é importante na vida da gestante, e que os cuidados do pré-natal são de extrema importância para que a gestação seja segura e saudável. Vou trabalhar para que soluções sejam encontradas e nossas gestantes tenham melhor atendimento pré-natal e menos burocrático. Este também é um compromisso do nosso mandato.

Joana Darc

Deputada Estadual (PL), Advogada, Servidora Pública e Protetora dos Animais

Fonte:https://joanadarcam.com.br/blog/2020/01/16/qualidade-no-atendimento-pre-natal/



Veja Todas as Notícias do PL Mulher

 

 

© - 2019 - plmulher.org.br - Todos os direitos reservados
Tel.: - (61) 32029922
SHS Quadra 06 Bloco "A" Conjunto "A" Sala 903
Centro Empresarial Brasil 21 Asa Sul - CEP: 70316-102 Brasília - DF
 
       
© - 2019 www.partidoliberal.org.br - Todos os direitos reservados

Site Desenvolvido pela LEAD - Produções Artísticas Comunicação & Marketing
Tel.: (61) 3202-9922
SHIN CA 09 Lt. 16 Sala 115 -  Edf. Greeen Hills
Lago Norte - CEP: 71503-509
Veja nosso Facebook
Veja nossos Vídeos no Youtube
veja as notícias no Twitter
veja as notícias no Instagram Crônicas da Mulher Liberal Veja todas as Notícias do PL Mulher