Esta Matéria não tem vídeo
Parlamentares durante reunião da Comissão de Seguridade Social e Saúde
Parlamentares durante reunião da Comissão de Seguridade Social e Saúde
Esta Matéria não tem 
vídeo

 

Deputada liberal

promove reunião para debater o acesso à
saúde mental no Ceará


Ceará - A Comissão de Seguridade Social e Saúde da Assembleia Legislativa do Ceará, presidida pela deputada estadual Dra. Silvana (PL-CE) promoveu reunião, na última quarta-feira, 5, com a procuradora de Justiça do Ministério Público do Estado, Isabel Porto. O encontro debateu o cofinanciamento do Estado com o objetivo de articular estratégias para melhorar e ampliar o acesso ao tratamento em saúde mental.

De acordo com o portal da Assembleia, na ocasião, Isabel Porto lembrou que o único investimento pelo Estado na área é no Hospital de Saúde Mental de Messejana, que sofre com excesso de internações devido à falta de rede de atendimento nos municípios do Interior, e nas comunidades terapêuticas (CTs). A procuradora informou que há uma discussão sobre sua funcionalidade no âmbito do Ministério Público. “Não somos contra a existência (dos CTs), mas para isso, devem funcionar de forma adequada dentro das normatizações, visto que muitas irregularidades nessas comunidades foram detectadas”, apontou.

O deputado Renato Roseno, presidente da Comissão de Direitos Humanos da AL e membro da Frente Parlamentar em Defesa da Saúde Mental e Combate à Depressão e ao Suicídio, comentou que a principal demanda para a Secretaria Estadual de Saúde (Sesa), é cobrar que o Estado se comprometa, com recursos, a viabilizar o funcionamento das redes de atendimento que já existem em alguns municípios cearenses.

De acordo com o parlamentar, o Governo Federal não manda recursos, e os municípios também não dispõem. “A solução é trazer os pacientes para Fortaleza, o que causa o afogamento do Hospital de Messejana”, acrescentou.

Roseno lembrou que, em audiência realizada em 2019 sobre o financiamento do Estado em saúde mental, foi apurado que 75% dos recursos destinados à área vão para as comunidades terapêuticas, que carecem de fiscalização adequada.

Para o deputado, um dos encaminhamentos da reunião seria viabilizar a atualização permanente do monitoramento dessas CTs, assim como dos instrumentos de monitoramento, sobretudo em Fortaleza.

A deputada liberal propôs estudar, enquanto frente parlamentar, formas de obrigar os municípios a garantirem o retorno dos pacientes às suas cidades, ou punir aqueles que não o fizessem.

A reunião contou também com a participação de representantes da Comissão Intersetorial de Saúde Mental (Cism) do Conselho Estadual de Saúde do Ceará (Cesau), e dos deputados Evandro Leitão (PDT), Carlos Felipe (PCdoB), Fernanda Pessoa (PSDB), Davi de Raimundão (MDB), Augusta Brito (PCdoB), e Queiroz Filho (PDT).





Fonte:https://www.al.ce.gov.br/index.php/ultimas-noticias/item/87851-0502pe01-comissao



Veja Todas as Notícias do PL Mulher

 

 

© - 2019 - plmulher.org.br - Todos os direitos reservados
Tel.: - (61) 32029922
SHS Quadra 06 Bloco "A" Conjunto "A" Sala 903
Centro Empresarial Brasil 21 Asa Sul - CEP: 70316-102 Brasília - DF
 
       
© - 2019 www.partidoliberal.org.br - Todos os direitos reservados

Site Desenvolvido pela LEAD - Produções Artísticas Comunicação & Marketing
Tel.: (61) 3202-9922
SHIN CA 09 Lt. 16 Sala 115 -  Edf. Greeen Hills
Lago Norte - CEP: 71503-509
Veja nosso Facebook
Veja nossos Vídeos no Youtube
veja as notícias no Twitter
veja as notícias no Instagram Crônicas da Mulher Liberal Veja todas as Notícias do PL Mulher