,
   



Esta Matéria não tem vídeo
Prefeitura e Rede de Enfrentamento à Violência contra a Mulher atuam juntas em Sinop
Prefeitura e Rede de Enfrentamento à Violência contra a Mulher atuam juntas em Sinop
Esta Matéria não tem 
vídeo

 

Prefeitura liberal

e Rede de Enfrentamento à Violência contra a
Mulher atuam juntas em Sinop (MT)


Mato Grosso do Sul - A prefeitura de Sinop, administrada pela prefeita Rosana Martinelli (PL-MT), por meio das secretarias municipais, apoia a Rede de Enfrentamento à Violência contra a Mulher no município.

A atuação vai de encontro as políticas públicas defendidas pela gestora liberal e as equipes tem atuado na prevenção e no acolhimento das cidadãs vítimas de violências físicas, morais, psicológicas, sexuais e outras.

De acordo com a enfermeira e diretora da Média e Alta Complexidade, Daniela Galhardo, o município oferece todo o suporte para as mulheres que necessitam do serviço.

“A prefeita Rosana tem um cuidado especial pela causa, então não medimos esforços para dar todo o suporte a essas mulheres que passam por esse momento tão difícil. Normalmente, elas são acolhidas, no primeiro momento, pelas Unidades de Pronto Atendimento (UPA e Upinha do bairro Menino Jesus) e depois são encaminhadas para atendimentos especializados que suprem a necessidade de cada uma, em especifico. Por tanto, oferecemos por meio de nossas unidades de Serviço de Assistência Especializada (SAE), Centro de Especialidades Médica (CEM) e Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), consultas ginecológicas, testes rápidos de HIV, Sífilis e Hepatites virais e até tratamentos em saúde mental”, explica a diretora.

Na Atenção Básica os médicos, enfermeiros e agentes de saúde, também, são capacitados pela Rede de Enfrentamento, no intuito, de identificar casos de agressões físicas e ajudar as vítimas, dando toda orientação e suporte necessário para que elas saiam deste sofrimento. O resultado tem sido eficaz.

Conforme o delegado da Delegacia da Mulher de Sinop, Joacir Reis, é importante levar todo o conhecimento sobre esse assunto para esses profissionais, pois eles são fontes de informações quando se trata de ocorrências dessa natureza. “A função da Rede é ofertar a proteção integrada, onde todos os órgãos olhem para a violência doméstica e deem suas contribuições de maneira coordenada e organizada para o melhor atendimento das pessoas que necessitam deste apoio. Com isso, visamos a participação da Secretaria Municipal de Saúde nesta luta, para que os profissionais estejam atentos e com os olhos voltados à causa, indo além do atendimento médico”, explica o delegado.

Enfrentamento à violência contra as mulheres

No ano passado, a prefeita Rosana Martinelli, em apoio a Rede de Enfrentamento, encabeçou a campanha Sinop Livre de Violência Contra Mulher. A mobilização municipal em referência a campanha internacional, é para denunciar a violência e exigir políticas em todos os países para sua erradicação. “Para que não aconteça mais nenhuma agressão contra as mulheres de Sinop. A segurança pode ser uma questão de estado, mas as mulheres são uma questão de vida e respeito”, afirmou.

A proposta do programa “Sinop Livre de Violência Contra Mulher” é discutir o tema com a população, uma vez que a violência contra a mulher é uma chaga da sociedade brasileira, uma triste realidade que precisa ser enfrentada.

A campanha foi desencadeada no município em conjunto com a atuação da Rede de Enfrentamento, que é a atuação articulada entre as instituições/serviços governamentais, não-governamentais e a comunidade, que visa o desenvolvimento de estratégias efetivas de prevenção e de políticas que garantam o empoderamento e construção da autonomia das mulheres, os seus direitos humanos, a responsabilização dos agressores e a assistência qualificada às mulheres em situação de violência.

Em Sinop, a denúncia de violência contra a mulher pode ser feita na Delegacia da Mulher, em qualquer delegacia, com o registro de um boletim de ocorrência ou pela Central de Atendimento à Mulher ligando no número 180. A denúncia é anônima e gratuita, disponível 24 horas, em todo o país. .





Fonte:https://www.sinop.mt.gov.br/Noticias/Prefeitura-e-rede-de-enfrentamento-a-violencia-contra-a-mulher-atuam-juntas-em-sinop-8049/



Veja Todas as Notícias do PL Mulher

 

 

© - 2019 - plmulher.org.br - Todos os direitos reservados
Tel.: - (61) 32029922
SHS Quadra 06 Bloco "A" Conjunto "A" Sala 903
Centro Empresarial Brasil 21 Asa Sul - CEP: 70316-102 Brasília - DF
 
       
© - 2019 www.partidoliberal.org.br - Todos os direitos reservados

Site Desenvolvido pela LEAD - Produções Artísticas Comunicação & Marketing
Tel.: (61) 3202-9922
SHIN CA 09 Lt. 16 Sala 115 -  Edf. Greeen Hills
Lago Norte - CEP: 71503-509
Veja nosso Facebook
Veja nossos Vídeos no Youtube
veja as notícias no Twitter
veja as notícias no Instagram Crônicas da Mulher Liberal Veja todas as Notícias do PL Mulher