Esta Matéria não tem vídeo
PL Mulher SP promove live sobre participação feminina nas eleições, políticas públicas e papel do vereador pós COVID-19
PL Mulher SP promove live sobre participação feminina nas eleições, políticas públicas e papel do vereador pós COVID-19
Esta Matéria não tem 
vídeo

 

PL Mulher SP

promove live sobre participação
feminina nas eleições


São Paulo - A Escola de Formação Política do Diretório Estadual do Partido Liberal promoveu, na última quarta-feira, 4, com o apoio e organização do PL Mulher paulista e do Instituto Alvaro Valle, mais uma live, transmitida na página oficial do Facebook, com a participação da advogada, Jeruza Reis, da professora e vereadora de Arujá, Ana Poli, e do advogado Simei Baldani, que apresentou a transmissão on-line.

Em pouco mais de uma hora de duração, a live começou explicando sobre o trabalho do PL Mulher, que envolve uma série de ações positivas, entre elas, propostas para as vereadoras desenvolverem para ajudar as pessoas pós Covid-19.

“O vírus mudou nossas vidas. E não estou falando somente da alteração da rotina em tempos de distanciamento, mas me refiro às mudanças mais profundas, que devem moldar a realidade à nossa volta e as nossas vidas depois do pico alto do coronavírus. Agora é momento de discutir, propor e realizar ações em temas ligados à educação, empreendedorismo, igualdade de gênero e racial, combate à violência contra a mulher e outros temas de interesse social”, alertou a advogada.

Jeruza Reis e Ana Poli aproveitaram a oportunidade para enfatizar a importância da participação feminina na política. “As mulheres são figuras importantes e têm mais sensibilidade para recriar situações que envolvem o bem-estar da família e a maneira de fazer política. Ela é mais humanitária, por isso a importância de contarmos com a efetiva representatividade feminina nesse processo de mudanças”, defenderam.

Durante a conversa, a advogada debateu as inúmeras transformações que passam pela política, economia, modelos de negócios, ações sociais, qualificação profissional e a relação com a cidade e o espaço público. “Um novo olhar também para o trabalho remoto, para a educação à distância, pela busca por sustentabilidade e pela cobrança, por parte da sociedade, para que as empresas e órgãos públicos sejam mais responsáveis do ponto de vista social”, argumentou.

Sobre políticas públicas pós pandemia e o papel do vereador, Jeruza Reis e Ana Poli falaram das grandes responsabilidades da atuação parlamentar no desenvolvimento social e econômico de um município. “O vereador atua no sentido de se propor e apoiar leis que viabilizem as políticas públicas que irão possibilitar a melhoria das condições de vida dos munícipes. Para isso, ele precisa conhecer os fatos que acontecem na cidade e informações sobre todas as áreas, as medidas implementadas pelo prefeito, as reações da sociedade organizada e dos servidores públicos. As prioridades dessas ações devem atender às demandas da sociedade. Ao mesmo tempo em que o legislador é capaz de fazer uma lei movido pela iniciativa da sociedade, é a própria sociedade organizada ou seus setores organizados que se faz presente no legislativo como agente social”, avaliaram.

Na opinião da advogada e da vereadora, o edil como homem ou mulher públicos tem a indispensável função de cumprir com responsabilidade e transparência o seu papel, como um instrumento legal, de ação efetiva e atenta no cotidiano da municipalidade, no conhecimento dos seus espaços (infraestrutura), no funcionamento e operacionalização da máquina administrativa, na preservação do patrimônio público, no cumprimento das leis e das políticas públicas aprovadas e, especialmente, nos desafios sociais: empregos, moradia, assistência à saúde, educação, segurança, meio ambiente, entre outros.

Em outro bloco da live, a advogada Jeruza Reis deu recomendações importantes para serem utilizadas durante a pré-campanha e informações sobre os cálculos dos quocientes eleitoral e partidário. Ela também abordou sobre as novas regras eleitorais das eleições municipais de 2020. “O pleito deste ano será o primeiro no âmbito municipal a seguir as novas regras como o fim das coligações para eleições para vereador, entre outras significativas mudanças que precisamos estar atualizados”, disse.

Consciente dos desafios para ampliar a participação feminina na política, a vereadora Ana Poli reforçou o convite de adesão ao Partido Liberal. “Precisamos de mulheres guerreiras filiadas ao PL que acreditam, investem e lutam pelo espaço da mulher, pois, só assim, poderemos ter Casas de Leis mais representativas para fortalecer nossa democracia”.

O presidente estadual do PL, Tadeu Candelária, agradeceu a participação das palestrantes Dra. Jeruza e vereadora Ana Poli, que enriqueceram a transmissão on-line, de deputados estaduais e federais, pré-candidatos, dirigentes e mandatários municipais, e lideranças femininas de todo o Estado de São Paulo. “Juntamente com os organizadores, realizamos essa live com muito carinho, com objetivo de interagir com o público interessado e, desta maneira, debater assuntos atuais e propor ações que podem ajudar as pessoas, assim como o papel do vereador nesse processo.

A mulher está sendo conclamada a participar do processo político. Ao lado do PL Mulher paulista, o diretório estadual está completamente envolvido nessa missão de capacitar mandatárias e fortalecer um engajamento maior da mulher na política para que, cada vez mais, ela possa ocupar os espaços e instâncias de poder”.

Candelária ressaltou que embora o país esteja passando por uma pandemia, o calendário eleitoral, até então, está mantido pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), e destacou a importância de o pré-candidato ficar atento quanto às regras eleitorais, muitas delas criadas em razão da popularização das redes sociais ou em decorrência de problemas identificados pela Justiça Eleitoral.

A live alcançou 5,2 mil pessoas e atingiu 3,4 mil visualizações do vídeo. O público interagiu de maneira assídua, com 5,2 mil engajamentos e mais de 1.300 comentários e 51 compartilhamentos. Algumas dúvidas e questionamentos do público foram sanadas ao final da transmissão pela advogada e pela vereadora.

No fim da live, foi disponibilizado o “e-book”, realizado pelo Diretório Estadual do PL-SP, que traz orientações aos pré-candidatos. A publicação “O que pode e não pode ser feito na pré-campanha 2020” está disponível para download no site www.partidoliberalsp.com.br



Fonte: http://www.partidoliberalsp.com.br/sp1/2020/06/05/pl-mulher-sp-promove-live-sobre-participacao-feminina-nas-eleicoes-politicas-publicas-e-papel-do-vereador-pos-covid-19/



Veja Todas as Notícias do PL Mulher

 

 

© - 2019 - plmulher.org.br - Todos os direitos reservados
Tel.: - (61) 32029922
SHS Quadra 06 Bloco "A" Conjunto "A" Sala 903
Centro Empresarial Brasil 21 Asa Sul - CEP: 70316-102 Brasília - DF
 
       
© - 2019 www.partidoliberal.org.br - Todos os direitos reservados

Site Desenvolvido pela LEAD - Produções Artísticas Comunicação & Marketing
Tel.: (61) 3202-9922
SHIN CA 09 Lt. 16 Sala 115 -  Edf. Greeen Hills
Lago Norte - CEP: 71503-509
Veja nosso Facebook
Veja nossos Vídeos no Youtube
veja as notícias no Twitter
veja as notícias no Instagram Crônicas da Mulher Liberal Veja todas as Notícias do PL Mulher