Esta Matéria não tem vídeo
 Deputada estadual Janier Mota (PL-SE)
Deputada estadual Janier Mota (PL-SE)
Esta Matéria não tem 
vídeo

 

Deputada liberal

propõe mês dedicado à prevenção
e conscientização do câncer em Sergipe


Sergipe - Tramita na Assembleia Legislativa de Sergipe Projeto de Lei (nº 159), da deputada estadual Janier Mota (PL-SE), que institui o mês “Julho Verde” dedicado ao combate ao câncer de cabeça e pescoço para integrar o calendário oficial das datas e eventos do estado.

De acordo com a proposta liberal, a escolha do mês de julho ocorreu em decorrência de o dia 27, ser o Dia Mundial do Câncer de Cabeça e Pescoço. A parlamentar enfatizou que os órgãos públicos devem elaborar campanhas que visem à disseminação de informações sobre os riscos, danos, formas de prevenção, fatores de risco, causas de desenvolvimento e outras informações relevantes relacionadas aos cânceres que afetam as regiões corporais da cabeça e do pescoço e seu combate.

“Esses tumores são mais danosos para os seus portadores em decorrência do fato de estarem presentes em regiões do corpo que, em regra, são evidenciadas. As pessoas são expostas e acabam por exibir os tumores de forma involuntária, sendo paulatinamente afastadas de círculos sociais pela forma como essa exteriorização destoa do padrão social de beleza e aceitação”, explicou a deputada.

Segundo o portal de notícias da Assembleia, Janier Mota ressaltou ainda que o câncer de cabeça e pescoço geram a necessidade de um tratamento multidisciplinar com uma mão-de-obra que precisa ser altamente qualificada e de custo alto. Envolvendo profissionais como médicos especializados em oncologia, cirurgiões de cabeça e pescoço, cirurgiões buco-maxilo, estomatologistas, dentistas, fonoaudiólogos, fisioterapeutas, psicólogos, psiquiatras, dentre outros, para, respectivamente, diagnosticar o câncer precocemente e realizar tratamento com intervenção cirúrgica.

“Muitas vezes gera sequelas anátomo-funcionais importantes que afetam a fala, respiração e deglutição, além dos transtornos emocionais provocados pela mudança à imagem física do paciente, que passa a necessitar de controle emocional o que, por vezes, torna necessário o uso de medicação. Outro agravante é o tratamento que passe a ser extremamente caro e acaba tornando-se inviável à população de baixa de renda que, no geral, já possui menor grau de instrução e, portanto, têm dificuldade em compreender um tema de tão alta complexidade”, salientou a liberal.



Fonte: https://al.se.leg.br/deputada-propoe-mes-dedicado-a-prevencao-e-conscientizacao-do-cancer/



Veja Todas as Notícias do PL Mulher

 

 

© - 2019 - plmulher.org.br - Todos os direitos reservados
Tel.: - (61) 32029922
SHS Quadra 06 Bloco "A" Conjunto "A" Sala 903
Centro Empresarial Brasil 21 Asa Sul - CEP: 70316-102 Brasília - DF
 
       
© - 2019 www.partidoliberal.org.br - Todos os direitos reservados

Site Desenvolvido pela LEAD - Produções Artísticas Comunicação & Marketing
Tel.: (61) 3202-9922
SHIN CA 09 Lt. 16 Sala 115 -  Edf. Greeen Hills
Lago Norte - CEP: 71503-509
Veja nosso Facebook
Veja nossos Vídeos no Youtube
veja as notícias no Twitter
veja as notícias no Instagram Crônicas da Mulher Liberal Veja todas as Notícias do PL Mulher