PL-TV:

Ministra Flávia Arruda exalta importância da ampliação
do número de doenças rastreadas no teste do pezinho


Brasília - O Presidente Jair Bolsonaro sancionou na tarde da última quarta-feira, 26, o Projeto de Lei 5.043/2020, que amplia, de seis para 14, o número de doenças rastreadas pelo teste do pezinho realizado no recém-nascido pelo Sistema Único de Saúde (SUS). O procedimento é realizado com a coleta de gotas de sangue dos pés dos bebês em até 30 dias do nascimento.

A Ministra-chefe da Secretaria de Governo, Flávia Arruda (Pl-DF), participou da cerimônia e comemorou a conquista. “Ampliar o acesso dos exames pode definir o tratamento desde o início do nascimento. Isso é fundamental. É garantir o tratamento adequado e a qualidade de vida para as nossas crianças”, destacou Flávia Arruda.

No Brasil, existem três tipos diferentes de testes do pezinho, sendo eles um básico e dois ampliados. Atualmente o SUS oferece o mais simples, que detecta 6 tipos de doenças como: hipotireoidismo congênito, fenilcetonúria, anemia falciforme, fibrose cística, hiperplasia adrenal congênita e deficiência de biotinidase.

O teste do pezinho é obrigatório e gratuito em todo o território nacional, tem como objetivo a prevenção e o diagnóstico precoce de doenças e faz parte do Programa Nacional de Triagem Neonatal (PNTN). Após a sanção haverá um prazo a ser regulado pelo Ministério da Saúde, com implantação de maneira escalonada para que o SUS atenda os novos requisitos.

Fonte: Da assessoria

 



Veja Todas as Notícias do PL Mulher

 

 

© - 2019 - plmulher.org.br - Todos os direitos reservados
Tel.: - (61) 32029922
SHS Quadra 06 Bloco "A" Conjunto "A" Sala 903
Centro Empresarial Brasil 21 Asa Sul - CEP: 70316-102 Brasília - DF
 
       
© - 2019 www.partidoliberal.org.br - Todos os direitos reservados

Site Desenvolvido pela LEAD - Produções Artísticas Comunicação & Marketing
Tel.: (61) 3202-9922
SHIN CA 09 Lt. 16 Sala 115 -  Edf. Greeen Hills
Lago Norte - CEP: 71503-509
Veja nosso Facebook
Veja nossos Vídeos no Youtube
veja as notícias no Twitter
veja as notícias no Instagram BAIXE O VÍDEO EM WMV BAIXE O VÍDEO EM MOV
VEJA O VÍDEO NO YOUYUBE BAIXE O VÍDEO EM MP4 BAIXE O VÍDEO EM MOV BAIXE O VÍDEO EM FLV Veja todas as Notícias do PL Mulher
Crônicas da Mulher Liberal
Deputadas Federais e Estaduais do Partido Liberal