Esta Matéria não tem vídeo
Deputada Joana Darc chama atenção para importância do aleitamento materno, durante Sessão Especial

Deputada Joana Darc chama atenção para importância do aleitamento materno, durante Sessão Especial
Esta Matéria não tem 
vídeo

 

Joana Darc

chama atenção para importância
do aleitamento materno


Amazonas - O plenário da Assembleia Legislativa do Amazonas foi o cenário para um ‘mamaço’, realizado na manhã da última segunda-feira,16. O ato histórico foi da propositura da deputada estadual Joana Darc (PL-MA), e reuniu mais de 20 famílias que chamaram atenção da sociedade para a importância do incentivo ao aleitamento materno, em alusão à campanha ‘Agosto Dourado’.

De acordo com a parlamentar, que esteve acompanhada do seu esposo, o empresário Aldenor Lima e seu filho, Joaquim, o ‘mamaço’ foi idealizado para que de forma emblemática a sociedade compreenda que às mães e bebês devem ter seus direitos respeitados em todos os ambientes públicos e sociais.

“Temos 164 anos de Assembleia Legislativa, mas nunca tivemos um mamaço para chamar atenção da sociedade, quanto a importância do aleitamento materno. Esse foi um momento para ir além das homenagens, mas para ouvir tantas pessoas que são expoentes na causa, e transformar tudo que ouvimos e falamos em políticas públicas reais, para todas às mães e bebês”, enfatizou a parlamentar.

Joana Darc é autora dos projetos de lei nº 473/2020; nº 485/2019; nº 240/2021 e ofícios nº 49/2021; nº 88/2021 e nº 89/2021, todos voltados para promoção dos direitos das lactantes e lactentes do Amazonas. “Tenho o orgulho de falar que sou autora dessas iniciativas, que podem ser consultadas no portal da transparência da Aleam. Sei que o caminho para fortalecer essa luta é longo, mas tenho a certeza de que estamos fazendo a diferença nessa causa, que é pela vida”, destacou a deputada.

Para a enfermeira e consultora de amamentação Eurania Pinheiro Pita, o “tabu” construído em torno da mama da mulher dificulta o processo de naturalização da amamentação.

“Resistir a indústria que pega tão pesando, em torno disso, é uma batalha. Muitas das mães que estão aqui, travaram uma luta para viver a plenitude do aleitamento. Precisamos de mais pessoas como a Joana, pessoas que reajam ao sistema, que busquem leis e ações para mudar essa realidade”, comentando que a política deve trabalhar mais, no âmbito do domicílio, “com técnicos e enfermeiros que identifiquem os motivos que interferem na amamentação das pacientes das redes públicas de saúde”, disse a profissional.

Mãe e ativista social, Alessandrine Silva, lamentou a falta de espaço político para o debate em favor da amamentação no Estado. Segundo ela, o trabalho que vem contando com o engajamento da deputada Joana Darc, precisa ser tratado de maneira plural e em todos os níveis. “Esse tipo de registro é um marco político e social. Um ganho . A Assembleia não deve ser mais restrita ao político homem e suas causas. Precisamos falar da amamentação, parto e de como esses momentos devem ser tratados no viés político e econômico”, frisou.

Alessandrine também ponderou a necessidade de estruturar a rede básica de saúde, com profissionais capacitados, que promovam o acolhimento e incentivo das mulheres ao aleitamento e também a doação de leite materno. “As mães atendidas pelo Sistema Único de Saúde, devem contar com esses profissionais. Eu, tive a alegria de poder contar com essas pessoas, mesmo sendo atendida pelo SUS, mas isso deve ser uma normalidade no atendimento às mamães e bebês, em todo o Amazonas”, pontuou Alessandrine.

Exposição de fotos

Funcionários e visitantes da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), poderão conferir até a próxima sexta-feira (20), uma exposição que reúne 30 imagens de mães e bebês, durante o ato de amamentar.

As imagens estão dispostas no hall de entrada da Aleam e são registros do fotógrafo Juan Sirras.

Fonte: http://www.ale.am.gov.br/2021/08/16/deputada-joana-darc-realiza-o-primeiro-mamaco-da-historia-do-parlamento-estadual/



Veja Todas as Notícias do PL Mulher

 

 

© - 2019 - plmulher.org.br - Todos os direitos reservados
Tel.: - (61) 32029922
SHS Quadra 06 Bloco "A" Conjunto "A" Sala 903
Centro Empresarial Brasil 21 Asa Sul - CEP: 70316-102 Brasília - DF
 
       
© - 2019 www.partidoliberal.org.br - Todos os direitos reservados

Site Desenvolvido pela LEAD - Produções Artísticas Comunicação & Marketing
Tel.: (61) 3202-9922
SHIN CA 09 Lt. 16 Sala 115 -  Edf. Greeen Hills
Lago Norte - CEP: 71503-509
Veja nosso Facebook
Veja nossos Vídeos no Youtube
veja as notícias no Twitter
veja as notícias no Instagram Crônicas da Mulher Liberal Deputadas Federais e Estaduais do Partido Liberal Veja todas as Notícias do PL Mulher