Soraya Santos
comemora sanção da Lei que inclui câncer colorretal em ações do SUS para as mulheres
Brasília - A presidente nacional do PL Mulher, deputada federal Soraya Santos (PL-RJ), comemorou na última quinta-feira,12, a sanção Lei 14.335/2022, que assegura às mulheres, no Sistema Único de Saúde (SUS), ações de saúde voltadas para a prevenção, a detecção e o tratamento de câncer colorretal (de reto e de intestino grosso).
“Mais uma vitória para as mulheres! Com a lei, fica permitido que todas as mulheres que já tenham atingido a puberdade, independentemente da idade, possam realizar exames citopatológicos do colo uterino, mamográficos e de colonoscopia. O diagnóstico precoce salva vidas!”, destacou a parlamentar em publicação nas redes sociais.
Hoje, a Lei 11.664/08 já garante a elas as ações relativas a cânceres do colo uterino e de mama. O texto, que foi sancionado pelo presidente Jair Bolsonaro (PL) sem vetos, foi publicado no Diário Oficial da União da última quarta-feira,11. Hoje, a Lei 11.664/08 já garante a elas as ações relativas a cânceres do colo uterino e de mama.
Com a nova lei, o SUS deverá oferecer, além de exames citopatológicos do colo uterino e mamográficos, colonoscopia às mulheres que já tenham atingido a puberdade, independentemente da idade. A atenção integral, com estratégia ampla de rastreamento, deverá alcançar os cânceres de mama, do colo uterino e colorretal.
A lei que trata de ações de saúde para mulheres prevê o encaminhamento das pacientes a serviços de maior complexidade para a complementação de diagnóstico, tratamento ou seguimento pós-tratamento sempre que a unidade que prestou o atendimento inicial não tiver condições de avançar nesses trabalhos.
|



|