Brasília – A deputada Bia Kicis (PL-DF), relatora da proposta da Reforma Tributária (PEC 7/20), disse ao Programa A Voz do Brasil, desta quinta-feira, 19, que é favorável a uma maior taxação da renda; mas defendeu a manutenção da carga tributária geral; ou seja, que empresas e pessoas físicas não tenham que aumentar o que repassam para o governo em seu conjunto.
“Olha, a produção vai ser totalmente desonerada. O consumo vai ser cobrado só lá na ponta. Desonerando a cadeia, você tem uma produção muito mais barata. Com isso, você reduz também o preço da mercadoria. E aí faz com que empresários e industriais abram mais postos de trabalho no Brasil. Contribui para vencer o desemprego”, explicou a parlamentar.
A PEC 7, que já foi aprovada na comissão especial, e está na pauta para aprovação pelo governo em 2023, pretende cobrar o imposto sobre o consumo apenas na venda final ao consumidor. As demais propostas têm um mecanismo que busca descontar o imposto pago em fases anteriores. O texto também permite aos estados adotarem alíquotas complementares de imposto de renda e busca retirar encargos da folha de salários.
Íntegra da proposta:
PEC-7/2020
Fonte: Agência Câmara |