Brasília – A deputada federal Daniela Reinehr (PL-SC) protocolou requerimento de informações sobre todas as medidas que o Ministério da Agricultura vem tomando para evitar que a gripe aviária chegue ao Brasil.
O documento é endereçado ao ministro Carlos Fávaro. Na justificativa, a parlamentar afirma que é essencial que medidas de prevenção, fiscalização, e combate à gripe aviária sejam adotadas pelo Brasil, para que o País continue sendo reconhecido como a área livre da doença. O Brasil é referência no combate à enfermidade. O País não registrou casos da H5n1 até a última quarta-feira, 22.
O sistema de controle e de vigilância sanitária é exemplo para o mundo e garantiu à nação o status de área livre da doença – patamar cobiçado por muitos países do mundo. “Nós estamos em contato com as autoridades federais e estaduais. E todos, inclusive os produtores rurais, precisam se mobilizar para manter nossa segurança sanitária”, advertiu a parlamentar.
Daniela disse que “a gripe aviária é uma doença de alta patogenicidade, altamente contagiosa e fatal. O vírus afeta aves domésticas e silvestres e acarreta graves consequências para o setor de avicultura nacional e internacional, podendo infectar humanos também, o que gera grande preocupação de ocorrência de uma nova pandemia”.
A deputada lembrou que nove países das Américas já detectaram a presença deste vírus em seu território, por isso, a sua preocupação. “E é imprescindível que medidas e protocolos urgentes sejam adotados para que a doença não adentre em nosso país, o que causaria não são uma grande crise sanitária, mas, também, uma grave crise econômica em virtude da forte presença da avicultura para nossa economia”, disse.
No documento, Daniela pede quais são as medidas preventivas adotadas, se está sendo feito o monitoramento de outros países, como é feita a fiscalização sanitária na região das fronteiras.