Brasília – A deputada federal Soraya Santos (PL-RJ) destacou, por meio das redes sociais, o Dia da Conquista do Voto Feminino no Brasil, que completa 91 anos nesta sexta-feira, 24.
“Hoje completamos 91 anos que nós, mulheres, conquistamos o direito ao voto aqui no Brasil. É espantoso pensarmos que nossos familiares, como avós, bisavós ou até mesmo nossas mães, não podiam exercer esse direito”, escreveu a parlamentar na postagem.
Ela lembra que a professora Celina Guimarães foi a primeira eleitora não só do Brasil, mas de toda América Latina. “Uma mulher forte, como todas as sufragistas que tinham o mesmo objetivo. Hoje, somos representantes da população na Câmara dos Deputados, o que é tão importante para a igualdade social no nosso país”.
Para Soraya, “a revolução se deu graças às mulheres brancas e negras, ricas e pobres que se uniram em prol de um objetivo: conquistar o direito de votar e ser votada. O dia de hoje relembra essa luta e valoriza o movimento de protagonismo feminino, que é tão importante para a igualdade social e política no Brasil”.
No Brasil, em 24 de fevereiro de 1932, as mulheres passaram a ter a prerrogativa de participar da escolha dos representantes políticos por meio do voto. O direito só foi reconhecido por meio do Decreto nº 21.076, do então presidente Getúlio Vargas.