Brasília – A deputada federal Bia Kicis (PL-DF) foi eleita, nesta quarta-feira, 15, presidente da Comissão de Fiscalização Financeira e Controle (CFFC) da Câmara, uma das mais disputadas da Casa.
Em entrevista exclusiva às TV-PL, Kicis ressaltou a importância de presidir uma “comissão de peso”, e que o principal objetivo é fiscalizar o governo com responsabilidade. Eu sou uma parlamentar que graças a Deus tem essa condição. Provei isso na CCJ, e quando você conduz uma comissão, você é quase como magistrado. Mas nós temos maioria na comissão. Isso é fundamental, porque nós poderemos trabalhar para termos uma oposição firme, responsável, sólida, robusta. É isso que nós faremos. Iremos fiscalizar e convocar, convidar autoridades e iremos cumprir esse papel que a população espera.
A eleição da deputada Kicis foi feita logo após a instalação do colegiado, também na manhã desta quarta. A etapa inicia oficialmente os trabalhos da CFFC, que vai debater temas de sua competência, como o acompanhamento e fiscalização contábil, financeira, orçamentária, operacional e patrimonial da União. Atua, ainda, nos planos e programas de desenvolvimento nacional ou regional e nas atividades do Tribunal de Contas da União (TCU).
A deputada mais votada do Distrito Federal, com 214.733 votos, deixou ainda uma mensagem as mulheres do Brasil e agradeceu o apoio que recebeu do presidente do PL, Valdemar Costa Neto, e do líder da legenda na Câmara, deputado Altineu Côrtes (PL-RJ).
“Quero dizer para as mulheres do Brasil: eu fui a primeira mulher a presidir a CCJ e a primeira agora a presidir a Comissão de Fiscalização Financeira e Controle, duas comissões de peso e que podem perfeitamente ser conduzidas por mulheres. O que importa não é o sexo da pessoa, mas a competência. Então fico muito feliz porque tive a confiança dos meus pares, a confiança do presidente do meu partido, do líder Altineu e dos demais líderes, para que eu pudesse ter uma votação tão expressiva”, enfatizou Kicis à TV-PL.