Skip to main content

PL Mulher

Deputadas Greyce Elias (PL-MG) e Chris Tonietto (PL-RJ) promovem debate sobre restrição de acesso de crianças e adolescentes às redes sociais

Deputadas Greyce Elias (PL-MG) e Chris Tonietto (PL-RJ) promovem debate sobre restrição de acesso de crianças e adolescentes às redes sociais - Foto: divulgação/Agência Câmara de Notícias
Deputadas Greyce Elias (PL-MG) e Chris Tonietto (PL-RJ) promovem debate sobre restrição de acesso de crianças e adolescentes às redes sociais - Foto: divulgação/Agência Câmara de Notícias

Brasília – As deputadas Greyce Elias (PL-MG) e Chris Tonietto (PL-RJ) promovem, na Comissão de Educação da Câmara dos Deputados, audiência pública para discutir o Projeto de Lei 94/26, que estabelece regras para restringir o acesso de crianças e adolescentes menores de 16 anos às redes sociais. O debate pretende reunir especialistas para avaliar os impactos da proposta na proteção da infância, na segurança digital e no desenvolvimento saudável de crianças e adolescentes no ambiente virtual.

A Comissão de Educação da Câmara dos Deputados realizará, na próxima terça-feira (7), audiência pública para discutir o Projeto de Lei 94/26, que propõe restringir o acesso de crianças e adolescentes menores de 16 anos às redes sociais.

O debate foi solicitado pelas deputadas Greyce Elias (PL-MG), autora da proposta, e Chris Tonietto (PL-RJ), com o objetivo de reunir especialistas, representantes da sociedade e autoridades para analisar os desafios e os impactos da utilização das plataformas digitais por crianças e adolescentes.

O projeto estabelece que as plataformas digitais serão responsáveis pela implementação de sistemas eficazes de verificação de idade, prevendo a aplicação de multas e até suspensão das atividades em caso de descumprimento da legislação.

Proteção da infância no ambiente digital

A audiência pública buscará discutir os principais impactos da proposta em temas como:

  • saúde mental de crianças e adolescentes;
  • segurança digital;
  • exposição a conteúdos inadequados;
  • combate ao cyberbullying;
  • proteção de dados pessoais;
  • desenvolvimento saudável no ambiente virtual.

Segundo as parlamentares, o debate permitirá aprofundar a discussão sobre mecanismos de proteção da infância diante dos desafios apresentados pelas redes sociais e pelas novas tecnologias.

Equilíbrio entre proteção e acesso à informação

Greyce Elias (PL-MG), e Chris Tonietto (PL-RJ) destacam que a discussão também deve considerar os benefícios proporcionados pelas plataformas digitais, especialmente no acesso à informação, à educação, à comunicação e à inclusão social.

A intenção é construir soluções que conciliem a proteção integral de crianças e adolescentes com o uso responsável das tecnologias digitais, ouvindo especialistas de diferentes áreas para aperfeiçoar a proposta legislativa.

Próximas etapas

O P Projeto de Lei 94/26 tramita em conjunto com outras 23 propostas que tratam de temas semelhantes relacionados ao acesso de menores às redes sociais e aguarda parecer na Comissão de Comunicação da Câmara dos Deputados.

A audiência pública representa mais uma etapa do processo legislativo para subsidiar o debate técnico e contribuir para a construção de políticas públicas voltadas à proteção da infância, à segurança digital e ao uso responsável das plataformas digitais.

Sugestões de links

Fonte: Agência Câmara de Notícias

plugins premium WordPress