Vereadora recebeu relatos de salas lotadas e pacientes aguardando horas por assistência; requerimento pede medidas urgentes à Secretaria Municipal de Saúde
Pará – Denúncias de falta de ar-condicionado, superlotação e demora no atendimento da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Marambaia levaram a vereadora Ágatha Barra (PL-PA) a protocolar um requerimento cobrando providências urgentes da Prefeitura de Belém. O documento foi direcionado à Secretaria Municipal de Saúde (Sesma) e solicita informações sobre as condições de funcionamento da unidade, que atende pacientes em situações de urgência e emergência.
De acordo com os relatos recebidos pelo gabinete da parlamentar, pacientes estariam aguardando horas para conseguir atendimento, em meio a salas lotadas e problemas na climatização. A situação preocupa a vereadora, que cobra esclarecimentos sobre as medidas adotadas para garantir condições adequadas aos usuários e profissionais da unidade.
“É inadmissível que pessoas que já estão enfrentando problemas de saúde ainda tenham que suportar calor, salas lotadas e horas de espera por atendimento”, afirma Ágatha (PL-PA) .
No requerimento nº 075/2026, a parlamentar solicita informações sobre os motivos da ausência de climatização e a previsão para regularização do serviço. Também cobra explicações acerca da demora no atendimento, a superlotação e as providências previstas para reduzir o tempo de espera dos pacientes.
A vereadora defende que a administração municipal apresente soluções para melhorar as condições de funcionamento da UPA e evitar que a população continue enfrentando dificuldades para ter acesso aos serviços de saúde.
Ágatha afirma que continuará fiscalizando as unidades de saúde de Belém e acompanhando as respostas da Sesma, especialmente, sobre as medidas necessárias para garantir atendimento adequado aos pacientes.