Brasília – A deputada federal indígena Silvia Waiãpi (PL-AP) está liderando esforços no Congresso Nacional para convencer deputados e senadores a derrubarem os vetos ao projeto de lei que estabelece o marco temporal para a demarcação de terras indígenas.
Para a parlamentar, a decisão de Lula vai de encontro ao desenvolvimento do Brasil, compromete a soberania do país e cria um ambiente de incerteza jurídica e conflitos no campo.
“É preocupante o rastro de prejuízo que irá gerar na vida dos brasileiros, pois além da área econômica, irá afetar diretamente a segurança pública com o impedimento da instalação e fiscalização de bases militares e a atuação das forças armadas em terra indígena. Assim, o crime prevalece facilitando a relação íntima do narcotráfico em terras indígenas no Brasil”, argumenta Silvia Waiãpi (PL-AP).
Além disso, a deputada destaca o isolamento resultante da medida. “Outro aspecto que precisa ser revisto é a restrição à construção de estradas, meios de transporte, escolas e postos de saúde nas regiões afetadas. Isso, por sua vez, dificulta o acesso a serviços essenciais para essa população”.
Fonte: Assessoria da Deputada