PL Mulher

Emoção e determinação femininas marcam o encontro do PL Mulher no Pará

Foto: Zack Stencil/PL
Foto: Zack Stencil/PL

Cerca de duas mil mulheres puderam ouvir relatos emocionantes sobre enfrentamento de dificuldades e de superação, bem como palavras de incentivo à participação da mulher na política e nas esferas de decisão e de poder.

Belém (PA), 21/10/2023 – Em uma demonstração de harmonia, união e cooperação – características que vêm sendo incentivadas no Partido Liberal – as presidentes do PL Mulher Estadual e do Diretório Municipal de Belém, respectivamente, Geny Gomes da Silva e Agatha Barra, fizeram a abertura do Encontro do PL Mulher Nacional, no estado do Pará – “Encontro de Belém” e anunciaram a chegada de Michelle.

Cerca de 2 mil mulheres estiveram presentes no espaço Dubai Eventos (Belém – PA) para receberem a presidente nacional, Michelle Bolsonaro e a sua vice, deputada Amália Barros, as quais empossaram 12 presidentes municipais do PL Mulher no estado, compartilharam um pouco de suas histórias e falaram dos desafios e vitórias que vêm sendo alcançadas pelo movimento feminino do Partido Liberal.

Michelle e Amália Barros têm percorrido o país para apoiar o PL Mulher nos estados. Foto: Zack Stencil/PL
Michelle e Amália Barros têm percorrido o país para apoiar o PL Mulher nos estados. Foto: Zack Stencil/PL

Michelle Bolsonaro e sua equipe têm percorrido os estados brasileiros para acompanhar a reestruturação e empossar as presidentes do PL Mulher nos estados e nos municípios; fortalecer e incentivar as filiações ao Partido Liberal, bem como motivar as mulheres a atuarem efetivamente nas diversas esferas de poder e decisão, especialmente na política. O Pará é o décimo estado visitado por Michelle Bolsonaro e, até o final do ano, estão previstos, pelo menos, mais sete encontros.

Cooperação (e não competição) entre mulheres e homens para construir um Brasil melhor

Michelle chegou ao local do encontro com a sua alegria contagiante e fez questão de cumprimentar as pessoas com muito carinho. A ex-primeira-dama do Brasil e presidente nacional do PL Mulher fez questão de frisar que o Pará tem, não só um dos maiores potenciais de energia hidrelétrica do país, mas tem, também, um dos maiores potenciais de energia feminina no Brasil, ressaltando que conta com essa energia feminina no novo momento do PL Mulher. Ao mencionar algumas personalidades masculinas presentes no encontro, brincou dizendo: “olha, meninos, deixa eu falar só uma coisa pra vocês, nós não queremos competir com vocês, nós queremos cooperar (…). Na cooperação para construirmos um Brasil melhor”.

Em todos os seus encontros e reuniões, seja nos estados ou na sede do PL Mulher, em Brasília, Michelle Bolsonaro têm enfatizado que o seu trabalho à frente do PL Mulher Nacional tem por objetivo angariar a adesão de mulheres que vivem os valores conservadores, de modo a ressignificar a atuação política no Brasil por meio da participação efetiva das mulheres que são movidas por propósitos, por missões de vida, diferentemente dos objetivos daquelas mulheres que são movidas por mera ideologias, vaidades e interesses obscuros.

Michelle defende a ressignificação da política por meio da efetiva atuação feminina. Foto: Zack Stencil/PL
Michelle defende a ressignificação da política por meio da efetiva atuação feminina. Foto: Zack Stencil/PL

Posse das presidentes estadual e municipais
Em consonância com o novo momento que está sendo vivenciado no PL Mulher, Michelle Bolsonaro e Amália Barros empossaram a presidente, a vice-presidente e a tesoureira estaduais, bem como as presidentes do PL Mulher de doze diretórios municipais: Agatha Barra (Belém), Cynthia Santos Lima (Parauapebas), Bruna Raphaela Alves de Freitas (Canaã dos Carajás), Adriana Aparecida Tasca (Tailândia), Thaissa Alexandre Moreira (Ipixuna do Pará), Fabiana Inácio Martins Giroto (Redenção), Gleziane Gonçalves Temponi Azevedo (Novo Repartimento), Lorena Leite Kunze (Altamira), Rivany Ramos Iwamoto (Ananindeua), Elisangela Tschope (Santarém), Klyciane Fantin Pinheiro (Uruará) e Orlene Cavalcante Azevedo Aguiar (Itaituba).

Geny Gomes, presidente estadual do PL Mulher, enfatizou que a participação da mulher na política nunca foi fácil e que, ainda que as mulheres alimentassem esse anseio em seus corações, não encontravam meios de realizá-lo, contudo, ressaltou que a situação mudou porque agora as mulheres encontram abrigo no PL Mulher. Dirigindo-se à Michelle Bolsonaro, Geny disse: “Há muito tempo a gente sonha com uma participação da mulher, mais ativa, na política e hoje, tudo isso que a gente sempre sonhou, a gente está enxergando no PL Mulher, comandado por nossa presidente Michelle (…) A gente não tinha um norte, a gente não tinha uma referência (…) e hoje nós temos como referência o PL Mulher, o partido PL que representa os nossos ideais que sempre defendemos”. Geny exortou que as mulheres participem ativamente de todas as esferas de decisão e de influência da sociedade local, em especial, como candidatas a cargos eletivos. Na foto, as presidentes estadual Geny Silva e municipal de Belém, Ágatha Barra.

Na foto, as presidentes estadual Geny Silva e municipal de Belém, Ágatha Barra. Foto: Zack Stencil/PL
Na foto, as presidentes estadual Geny Silva e municipal de Belém, Ágatha Barra. Foto: Zack Stencil/PL

A presidente do movimento feminino, em Belém, Ágatha Barra, agradeceu a mobilização das mulheres e de suas famílias para participarem do encontro na capital paraense em Belém. Cynthia Lima, presidente municipal do PL Mulher em Parauapebas, expressou seus sentimentos de gratidão à presidente nacional ao dizer que “o PL Mulher não existiria em nenhum lugar, inclusive em Parauapebas, sem a nossa Michelle Bolsonaro (…) O PL Mulher sem Michelle não existe, ela é o nosso norte, ela é a nossa maior influenciadora, é ela quem nos influencia”. O trabalho realizado pelo movimento feminino do PL em Parauapebas tem se destacado entre os diretórios municipais no Brasil e a ação corajosa de suas integrantes tem sido muito citada pela presidente nacional em suas visitas.

Mulher: a capacidade de transformar sua dor em uma pauta mesmo diante de perseguições
A presidente nacional do PL Mulher, Michelle Bolsonaro, iniciou sua fala principal fazendo a sua audiodescrição, recurso de acessibilidade utilizado para traduzir imagens em palavras e permitir que pessoas cegas ou com baixa visão possam compreender o que está acontecendo. Ao resumir a missão do PL Mulher, Michelle ressaltou os resultados positivos que vêm sendo obtidos com o novo ritmo que ela imprimiu ao movimento feminino e revelou a relação direta entre o crescimento acentuado do número de filiadas com os ataques que vêm sofrendo, ou seja, o sucesso que vem sendo obtido pelo PL Mulher tem provocado a reação da esquerda materializada em ataques à sua reputação na mídia e nas redes sociais bem como em outros atos de violência política. “Se para o homem é difícil, pra mulher é muito mais difícil, porque quando tentam nos atacar e não conseguem – o outro lado, o lado do mal – eles atacam o bem mais precioso que nós temos, que são os nossos filhos”.

Depois de ter apresentado essa dura realidade, Michelle fez questão de incentivar as mulheres com uma “injeção de ânimo” dizendo:” (…) não desistam dos seus sonhos, não desistam dos seus propósitos (…) a política precisa das mulheres porque a mulher tem um olhar especial para as causas (…) a maioria das mulheres transforma a sua dor em uma pauta”.

Mulheres conservadoras: Ânimo mesmo diante das dificuldades. Foto: Zack Stencil

Michelle demonstrou seu carinho especial pelas crianças e pelas forças de segurança ao conduzir para o palco, de mãos dadas, a pequena Ana Lívia – coronel (mirim) Lívia – que trajava uma réplica de uniforme policial militar. Encorajado, o pequeno Salomão, também trajando um uniforme, foi até o palco e abraçou a ex-primeira-dama. Michelle prestou a sua continência – sinal de respeito – a ambas e ressaltou que as crianças são o futuro do Brasil.

Michelle com Lívia e Salomão: “Crianças são o futuro do Brasil!” Fotos: Zack Stencil

Michelle encerrou a sua fala deixando uma mensagem para todas as mulheres do Pará que compartilham os mesmos valores conservadores vividos no governo Bolsonaro e hoje continuados no PL Mulher. A mensagem dizia: “Há pouco mais de dois mil anos, a salvação da humanidade veio nos visitar. Por meio de uma mulher especial, Jesus nasceu em Belém e trouxe esperança à humanidade. Hoje, nesse Encontro, eu vi o brilho no seu olhar, eu senti que o coração de vocês está aquecido e cheio de desejo de contribuir com a nossa causa. Hoje, o que eu vi aqui, é que há uma esperança para o Brasil… e ela nasceu em Belém do Pará – nas mulheres de Belém do Pará”.

A força da determinação: A “Lei Amália Barros” e o Abrace o Marajó

Amália Barros: transformando a dor em uma causa. Foto: Zack Stencil
Amália Barros: transformando a dor em uma causa. Foto: Zack Stencil

A deputada Amália Barros, vice-presidente nacional do PL Mulher, contou a todos os presentes como foi a sua saga em favor da causa dos monoculares e como o casal Bolsonaro a acolheu e contribuiu, decisivamente, para que as pessoas que possuem visão em apenas um dos olhos pudessem ter os benefícios destinados àqueles que possuem deficiência sensorial do tipo visual. Ela ressaltou que quando viu o carinho que Michelle tinha pelas pessoas com deficiência teve a certeza de que os monoculares também seriam “enxergados” pelo governo Bolsonaro. Amália encerrou sua fala com uma linda declaração para presidente do PL Mulher Nacional: “Michelle foi um norte na minha vida. A Michelle é um norte para as mulheres desse país e a Michelle vai ser um norte pro Norte desse país e a gente vai te seguir, você pode ter certeza disso!” O trabalho realizado por uma outra mulher valorosa – que faz acontecer – também foi lembrado. Em um trecho de sua fala, Michelle Bolsonaro fez questão de ressaltar as ações que foram desenvolvidas no Governo Bolsonaro pela, então, Ministra Damares Alves, em prol das “pessoas esquecidas” do Marajó. Falando da empatia que Damares tem pelo povo marajoara, Michelle leu as palavras da ministra quando do lançamento do programa “Abrace o Marajó” que diziam: “Exploração sexual e violência contra crianças, adolescentes, juventude, mulheres e pessoas idosas – Basta de Sofrimento! Por quanto tempo o povo do Marajó tem permanecido esquecido e negligenciado? Chegou a hora de darmos um basta nisso, de olharmos para os marajoaras e enxergá-los! Vamos todos juntos abraçar o Marajó”. O programa que tanto ajudou os marajoaras parece ter sido, na prática, abandonado pelo atual governo. Para conhecer um pouco mais sobre o programa acesse https://www.gov.br/mdh/pt-br/assuntos/noticias/2020-2/outubro/abrace-o-marajo-conheca-o-plano-de-acoes-do-programa-ate-2023 . Um vencedor que ressuscitou o sentimento de patriotismo no Brasil O ex-presidente Jair Bolsonaro prestigiou o Encontro do PL Mulher no Pará comparecendo ao evento acompanhado de parlamentares e outras personalidades de direita do estado, dentre eles, o deputado federal Éder Mauro. Bolsonaro ressaltou a necessidade que o Brasil tem de que as mulheres se candidatem, sejam eleitas e atuem efetivamente na política não por cotas, mas porque elas são fundamentais para a renovação política do país. Bolsonaro também afirmou que deixou várias sementes de liderança pelo país; que muitas dessas lideranças são mulheres e incentivou o público feminino dizendo: “Nós queremos vocês, no ano que vem, ocupando prefeituras, seja como prefeitas ou como vereadoras. Nós queremos vocês, cada vez mais, participando da política brasileira”.

Bolsonaro quer as mulheres participando mais intensamente da política brasileira já em 2024. Foto: Zack Stencil
Bolsonaro quer as mulheres participando mais intensamente da política brasileira já em 2024. Foto: Zack Stencil

Finalizando o encontro, Michelle e Jair Bolsonaro convidaram os presentes a orarem o Pai Nosso em favor da paz em Israel. O país foi atacado pelo grupo terrorista Hamas no último dia 07/10/23.

Oração pela paz em Israel. Foto: Zack Stencil
Oração pela paz em Israel. Foto: Zack Stencil

Assista ao vídeo do “Encontro de Belém” no canal do YouTube

Acesse as fotos do Encontro com as Mulheres do Pará realizado no dia 21/10/2023Acesse as fotos da Reunião com Lideranças Femininas do Pará realizado no dia 20/10/2023Leia mais:

Por André Costa Assessoria de Comunicação do PL Mulher

Solverwp- WordPress Theme and Plugin