Curitiba-PR, 15/12/2023 | Como parte da agenda de eventos de 2023, a 16ª reunião do PL Mulher com lideranças femininas foi realizada na cidade de Curitiba, no Paraná. O compromisso reuniu cerca de 180 mulheres (empreendedoras, influenciadoras, líderes religiosas, líderes comunitárias, donas de casa, etc) que acompanharam os discursos das presidentes nacional, Michelle Bolsonaro, e da estadual, Carlise Kwiatkowski.
As reuniões têm ocorrido em todo o país para fortalecer a presença feminina na política brasileira, acompanhar a reestruturação dos diretórios estaduais e municipais, além de incentivar as filiações ao Partido Liberal e motivar as mulheres a atuarem efetivamente nas diversas esferas de poder e decisão.
Michelle Bolsonaro falou de toda a sua trajetória de vida, explicou como iniciou seu trabalho com o voluntariado até chegar à presidência com criação do programa Pátria Voluntária, além disso comentou sobre os avanços alcançados com as políticas públicas que beneficiaram as pessoas com doenças raras e com deficiências. Toda essa conversa foi para que as mulheres pudessem entender que “nós (mulheres) já fazemos política, não precisa ser uma política partidária, pode ser uma política social. Eu já fazia uma política aos 14 anos, e continuei fazendo. Então aqui é para motivar vocês, mulheres, que querem se candidatar”, disse Michelle.
Em sua fala pela importância do papel da mulher na política para melhoria do Brasil, a presidente nacional do PL Mulher disse que “nós precisamos criar nossa rede, nós precisamos criar nosso ecossistema, nós precisamos de mulheres de bem na Câmara dos Deputados, nas municipais, nas prefeituras. A cota é importante, mas nós precisamos de mulheres que sejam protagonistas de suas próprias histórias”.
Desta vez, a deputada Federal por Mato Grosso e vice presidente nacional do PL Mulher, Amália Barros, não pode estar presente no evento como de costume, mas fez questão de participar por meio de vídeo. Nele, Amália conta sua história para incentivar outras mulheres a entrarem na política, ou aquelas que não querem, incentivar outras mulheres a contribuírem com suas ideias para o partido. “Confesso a vocês que eu não tinha muita experiência, mas quando a gente chega aonde a gente almeja, e como nós mulheres de propósito e de garra, a gente faz isso com muito amor e com muita dedicação, as coisas dão certo. Eu me encontrei e tenho desempenhado um bom papel como deputada federal e é porque a gente faz tudo com muito carinho e dedicação. E eu tenho certeza que se eu consegui, muitas mulheres do Paraná irão conseguir também”, disse Amália.
A presidente estadual do PL, Carlise Kwiatkowski disse que “aqui tem muitas mulheres que querem aprender um pouco mais de política, querem participar mais da política. E nós estamos criando este exército de mulheres de bem, mulheres determinadas”.
A secretária nacional, Joyce Carvalho, explanou sobre a missão, visão e valores do partido, sobre o planejamento do PL Mulher para aumentar o número de filiadas, e ainda sobre as candidaturas para prefeitas e vereadoras nas próximas eleições. “Em 2024, a gente quer eleger o maior número de vereadoras e prefeitas, para isso que estamos visitando todos os estados para fortalecer a ajudar o nosso partido a alcançar esses números. E claro, como é o PL Mulher, a gente quer aumentar o número de candidaturas femininas”, disse a secretária nacional.
Academia Brasileira de Política Conservadora
Durante o evento, foi apresentada a plataforma digital da Academia Brasileira de Política Conservadora, nela estão disponíveis as aulas magnas do Workshop de Formação Política “Mulheres que Edificam uma Nação”. São conteúdos exclusivos produzidos com as parlamentares do Partido Liberal para que as mulheres possam entender como funciona a vida política e uma campanha.
Acesse a página da plataforma.
Por Matusael Jorge
Secretaria de Comunicação Social
Partido Liberal – PL Mulher
Telefones: 55 (61) 3202-9922