Amazonas – A deputada estadual Débora Menezes (PL-AM) acompanhou a apresentação de três presos acusados de abuso sexual infantil durante desdobramento da operação Caminhos Seguros, deflagrado este mês em vários estados do país.
Entre os presos estava um servidor da Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar (Seduc) que já foi afastado do cargo. Os casos foram apresentados por meio de entrevista coletiva, nesta quinta-feira (18/5), na sede do Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), localizada na zona sul.
Débora reforçou a importância da denúncia e também dos atendimentos psicológicos e social as vítimas.
“Quero parabenizar a polícia e toda as forças de segurança que tem feito um trabalho primoroso na condução desses casos, a Seduc que assim que ficou sabendo do episódio, já afastou o profissional e destacar que estou aqui fazendo meu papel de fiscalização para saber se o Governo está fazendo a sua parte”, frisou.
A operação Caminhos Seguros é coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), por meio d a Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), em parceria com o Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC), e realizada nos 26 estados e no Distrito Federal, pelos órgãos de segurança pública de todo o país.
No Amazonas a operação está ocorrendo durante o mês de maio, fortalecendo as ações voltadas para o combate à exploração sexual de crianças e adolescentes. A operação conta com o apoio de diversos órgãos das esferas estadual, federal e municipal de forma integrada.
*Denúncia*
As denúncias de exploração sexual de crianças e adolescentes podem ser feitas por meio do Disque 100, do Disque 191 e do Disque 181, canal de denúncia da SSP-AM. As ligações são gratuitas e anônimas. Qualquer pessoa pode acionar os serviços.