PL Mulher

Carol De Toni pede explicações sobre custos e uso de navios na COP30 em Belém

Deputada federal Caroline De Toni (PL-SC) - Foto: divulgação/Agência Câmara de Notícias
Deputada federal Caroline De Toni (PL-SC) - Foto: divulgação/Agência Câmara de Notícias

Deputada pede esclarecimentos sobre contratos da COP30 e impactos financeiros de médio e longo prazo

Brasília – A deputada federal Caroline De Toni (PL-SC) apresentou requerimento de informação à Casa Civil da Presidência da República solicitando esclarecimentos sobre o planejamento, contratação de navios de cruzeiro e dos custos relacionados à realização
da COP30, em Belém, em novembro de 2025.

O documento questiona, entre outros pontos, a contratação de navios de cruzeiro para hospedagem de participantes do evento, incluindo o custo estimado, os contratos firmados, os critérios adotados e o procedimento de contratação utilizado.

A parlamentar também solicita informações sobre a capacidade da rede hoteleira local, a existência de estudos prévios de viabilidade logística e econômica, bem como eventuais análises comparativas com outras alternativas de hospedagem ou com a realização do evento em outras cidades.

Outro eixo do requerimento envolve a participação de instituições financeiras na estruturação dos contratos, com pedidos de esclarecimento sobre eventual atuação de agentes privados, mecanismos de financiamento e modelagem econômica das contratações.

Segundo a deputada , o objetivo é garantir transparência e permitir a adequada fiscalização dos recursos públicos empregados na organização de um evento de grande porte internacional.

“O problema não é só o custo imediato. Decisões mal planejadas podem deixar uma conta prolongada para o país. Por isso, é fundamental garantir transparência e avaliar se essas medidas respeitam os princípios da eficiência e da responsabilidade fiscal, especialmente diante dos seus efeitos de longo prazo”, ressaltou.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Deputada