Brasília, 02/09/2023 – A Capital do Brasil foi palco de mais um grande evento do PL Mulher no país. O encontro com as mulheres aconteceu no sábado (02), no Hípica Hall, e contou com a participação de mais de duas mil pessoas de todo o Distrito Federal (DF) e Entorno. Na ocasião, a presidente nacional, Michelle Bolsonaro, empossou a deputada federal Bia Kicis como presidente distrital e, também, as presidentes das regiões administrativas.
Este foi o sétimo encontro das mulheres nos estados – São Paulo, Mato Grosso, Rondônia, Paraíba, Santa Catarina e Pernambuco – com o objetivo de ampliar o número de filiações ao Partido e divulgar o Projeto Mulher Que Faz Acontecer, além de proporcionar a formação e motivar a participação da mulher na política partidária. O Partido Liberal sonha com um Brasil que tenha as suas estruturas políticas empenhadas, de fato, a serviço da família e da Pátria, e que estejam voltadas para a formação de uma sociedade mais justa e com igualdade de oportunidades para todos.
A presidente empossada, Bia Kicis, falou da importância do trabalho que vem sendo realizado nos estados, comentou sobre o incremento de quase 35% no número de filiações em todo o país e sobre o desempenho do partido nas últimas eleições. “Aqui, no DF, nós não teremos eleições municipais no ano que vem, mas isso não diminui a nossa missão e a nossa força, porque nós vamos apoiar os municípios do Entorno – de Goiás, de Minas Gerais – da RIDE, que é o Entorno do DF”, concluiu. Após o seu discurso, Bia Kicis deu posse ao diretório distrital.
Executiva do PL Mulher do Distrito Federal
A estruturação do PL Mulher nos estados e no DF passa pela nomeação dos diretórios, assim, em Brasília, foram empossadas as seguintes autoridades: presidente, deputada federal Bia Kicis; 1ª Vice-Presidente, Annabelle Borges; Secretária-Geral, Maria Amélia; Secretária, Fátima Passos, Tesoureira, Ana Cláudia Dias. Presidentes das regiões administrativas: Taguatinga, Cristiane Alvarenga; Brazlândia, Sandra Vitorino; Planaltina, Raquel Kolling; Jardim Botânico e São Sebastião, Maria Amélia; e Vicente Pires, Francisca Rufino Ramalho.
Como está virando tradição nos eventos do PL Mulher em todo o Brasil, a comunidade surda compareceu em grande número e emocionou entoando o Hino Nacional em libras.
Michelle Bolsonaro disse acreditar, cada vez mais, na força da mulher brasiliense. Por ser o lugar de um povo miscigenado, há um enriquecimento da cultura que beneficia todo o Distrito Federal. “Estamos viajando todo o Brasil fomentando a política, fomentando o desejo dessas mulheres se candidatarem. Claro que é um perfil totalmente diferente do Distrito Federal. […] a gente brinca que a única pirâmide que funciona é a do PL Nacional – é o PL Nacional Mulher que vem fortalecer os estados, fortalecendo também o Distrito Federal, que passa as diretrizes para os municípios, no caso aqui as RAs (Regiões Administrativas) e o Entorno. E isso volta fortalecendo o partido, fazendo o maior número de mulheres e homens eleitos agora em 2024 e, no caso de Brasília, 2026”, ressaltou.
Na ocasião, Michelle falou o quanto sofreu com os ataques mentirosos feitos por uma parcela da mídia. Confessou ainda que, em 2019, até pensou em morrer, porque teve depressão. Ela disse que só pensava em fazer o bem, como muitos presentes na plateia fazem o bem e sofrem. “Eu me tornei a mulher forte que eu sou graças as pedradas de todos vocês (veículos de imprensa). E hoje eu tenho até que agradecer, porque se eu não tivesse passado por todas essas dificuldades, hoje eu não estaria aqui lutando, fielmente, com unhas e dentes, pelo que eu acredito, pelo que eu quero fazer pelo meu Brasil”, concluiu.
A deputada federal por Mato Grosso, Amália Barros, deu um testemunho da sua vida como pessoa com deficiência e sua luta pelo reconhecimento da pessoa monocular como pessoa com deficiência. Já a Zoe Martínez, representante do PL Jovem, falou da possibilidade que todos tem em participarem da política e serem representantes do povo nas várias instâncias de poder.
O ex-Presidente da República, Jair Bolsonaro, entrou de surpresa no evento e levou muita euforia ao público. “Pela primeira vez temos um movimento no Brasil para, de fato, inserir a mulher na política brasileira e assim fazer com que ela realmente dê o norte verdadeiro para este grande país”, concluiu.
Ainda estiveram presentes a vice-presidente nacional do PL Mulher, deputada federal, Amália Barros, a presidente do PL Mulher do Rio Grande do Sul, Adriane Cerini; a vice-governadora do Distrito Federal, Celina Leão; o deputado distrital, Thiago Manzoni; e o diretor da rádio e TV da Câmara Legislativa do DF, Saulo Diniz.
Assista ao vídeo da transmissão ao vivo do Encontro com as Mulheres de Brasília.
Veja as fotos da reunião com as lideranças femininas de Brasília e Entorno.
Por Matusael Jorge
Fotos: Zack Stencil / PL
Assessoria de Comunicação
Partido Liberal – PL Mulher
Telefones: 55 (61) 3202-9922