Brasília – A Comissão de Previdência, Assistência Social, Infância, Adolescência e Família da Câmara dos Deputados realiza, nesta quarta-feira, 8, uma audiência pública sobre a inclusão de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e seus desafios, a pedido da deputada Chris Tonietto (PL-RJ).
Neste 8 de maio, a Câmara dos Deputados se volta para as questões enfrentadas por pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) no Brasil. Convocada pela deputada Chris Tonietto (PL-RJ), a audiência pública buscará discutir os obstáculos e desafios para a efetiva inclusão dessas pessoas e de suas famílias na sociedade. A reunião ocorrerá às 16 horas no plenário 7, enfatizando a necessidade de aprofundar a compreensão sobre o TEA e combater os estigmas associados.
De acordo com dados mencionados pela deputada, estima-se que cerca de 2 milhões de brasileiros possam ser diagnosticados com TEA, representando aproximadamente 1% da população nacional. A crescente visibilidade e diagnóstico desse transtorno tanto no Brasil quanto globalmente motivam a necessidade de políticas públicas mais eficazes e inclusivas.
Chris Tonietto (PL-RJ) sublinhou a importância de abordar os mitos e lacunas de conhecimento acerca do autismo, que frequentemente levam à discriminação e exclusão, privando esse grupo de acessos essenciais a serviços de saúde, educação e apoio social adequados. A audiência pública visa a impulsionar debates produtivos e encontrar soluções práticas para integrar plenamente as pessoas com TEA na sociedade.