Amazonas – Para alertar estudantes do Amazonas sobre os perigos da internet, a deputada estadual Débora Menezes (PL-AM) é autora da Lei nº 6.698/2024 que institui a Semana da Segurança Digital nas Escolas do Estado.
A proposta prevê que unidades de ensino desenvolvam ações para despertar nos alunos a necessidade de adotar cuidados com dispositivos eletrônicos e programas de computador.
A autora defendeu que a Lei, que entrou em vigor neste ano, visa capacitar estudantes sobre a segurança digital, além de elaborar e desenvolver atividades focando o impacto da tecnologia nas atividades do dia a dia e, principalmente, nos riscos presentes nos ambientes digitais, a exemplo do abuso sexual virtual e do cyberbullying.
“A proposta pretende alertar os estudantes do ensino fundamental e médio sobre os perigos da superexposição, que pode levá-los a inúmeros riscos, dentre os quais, abuso sexual virtual a cyberbullying, além de danos à saúde física e mental”, alertou Débora Menezes (PL-AM).
A parlamentar destacou que atualmente a sociedade vive conectada e que praticamente todas as atividades diárias são, em sua maioria, intermediadas pelo uso da tecnologia. Ela frisou que em relação às crianças e adolescentes isso é ainda mais acentuado quando as atividades de estudo, lazer, relações interpessoais são feitas de forma digital.
“Neste cenário, é imprescindível que a escola esteja atenta à questão da segurança no uso das tecnologias, principalmente no que tange as redes de computadores, onde os principais ambientes ocupados pelas crianças e adolescentes são as redes sociais”, destacou Débora (PL-AM), reforçando a importância da Lei.