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Senadora Rosana Martinelli promove debate sobre investimentos em ferrovias para escoamento de produtos agrícolas e industriais

O debate foi promovido a pedido de Rosana Martinelli (PL-MT) (C), que conduziu a audiência, e Alan Rick – Foto: Geraldo Magela/Agência Senado
O debate foi promovido a pedido de Rosana Martinelli (PL-MT) (C), que conduziu a audiência, e Alan Rick – Foto: Geraldo Magela/Agência Senado

Brasília – A senadora Rosana Martinelli (PL-MT) promoveu e conduziu, na última quinta-feira, 10, um debate na Comissão de Serviços de Infraestrutura (CI) para discutir a urgência de investimentos em ferrovias, com o objetivo de transformar esse modal na principal matriz de transporte de cargas no Brasil. A proposta busca facilitar o escoamento de grãos, carnes e outros produtos agrícolas, além de itens industriais, e fomentar a expansão da malha ferroviária nacional.

Participantes do setor privado ressaltaram a necessidade de celeridade na aplicação de recursos e pediram maior envolvimento do poder público. Também foi destacado que a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) precisa reforçar a fiscalização das concessionárias ferroviárias para garantir eficiência e transparência no setor.

Rosana Martinelli (PL-MT) enfatizou que a intenção do debate é encaminhar ao governo as demandas e necessidades do setor ferroviário:

— Nosso intuito é discutir e atualizar os dados apresentados pelos participantes e encaminhar ao governo nossos anseios e necessidades sobre o setor — declarou a senadora.

O senador Fernando Farias (MDB-AL) defendeu os investimentos do governo no setor ferroviário, destacando a importância do envolvimento das concessionárias. Já Leonardo Cézar Ribeiro, secretário nacional de Transportes Ferroviários, afirmou que o país tem atraído investimentos significativos, com estimativa de R$ 16,7 bilhões para 2025.

Ferrogrão: Um projeto estratégico

Durante o debate, Martinelli (PL-MT) abordou o andamento das obras da Ferrogrão, ferrovia que ligará Sinop (MT) aos terminais fluviais de Miritituba (PA). O projeto enfrenta desafios judiciais por atravessar uma unidade de proteção ambiental, mas, segundo Leonardo Cézar Ribeiro, estudos recentes mostram que é possível realizar a obra respeitando as normas ambientais.

— São investimentos altíssimos que precisam ser aprovados. Ninguém é contra o meio ambiente, mas ele não pode travar projetos. O Brasil precisa dessa continuidade, e a questão das ferrovias é primordial — reforçou Martinelli (PL-MT).

O debate promovido pela CI também destacou a necessidade de modernização da fiscalização pela ANTT e de abertura de canais confidenciais de denúncia para aprimorar a transparência no setor ferroviário.

A Comissão de Serviços de Infraestrutura é presidida pelo senador Confúcio Moura (MDB-RO) e tem como vice-presidente a senadora Augusta Brito (PT-CE).

Fonte: Agência Senado

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