Amazonas – Representando a Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), a deputada estadual Débora Menezes (PL-AM) participou, na última terça-feira, 22/10, do I Encontro Nacional da Primeira Infância (Enapi), que reúne nos dias 22 e 23 de outubro especialistas e representantes de diversos setores, para palestras, debates e painéis sobre o desenvolvimento na infância, que compreende crianças de zero a seis anos.
O evento acontece na sede do Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM), na zona Sul de Manaus.
Na oportunidade, a conselheira-presidente do TCE-AM, Yara Lins, falou das expectativas para a realização do evento que acontece pela primeira vez em Manaus.
“Isso faz com que cumpramos o que a Constituição Federal preceitua: preservar o direito básico da criança, garantindo condições de saúde, educação e todo o suporte necessário para termos uma sociedade melhor. Isso é parte integrante do bem-estar da nossa população. A criança, em especial, é algo muito sensível. Porque a primeira infância é determinante para tudo o que a pessoa será no futuro”, afirmou.
O conselheiro Josué Cláudio Neto também destacou a relevância das discussões, especialmente no que diz respeito à proteção dessas crianças.
“Quando falamos de segurança na primeira infância, não é apenas sobre evitar que sofram assédio, mas, acima de tudo, garantir que tenham condições de desenvolvimento intelectual, por meio da educação e da boa nutrição”, comentou o conselheiro.
Para Débora Menezes é preciso ter um olhar atento à primeira infância porque somente assim será possível garantir um futuro diferente para este público. “Aqui discutiremos Leis, políticas públicas e, portanto, precisamos estar atentos para que saiam não apenas cartas de intenção, mas ações concretas. Por isso, estamos prontos para utilizarmos nosso mandato para tornar isso uma realidade por meio das Leis”, enfatizou.
Entre as autoridades presentes, estavam o conselheiro Edilberto Pontes, presidente do Instituto Rui Barbosa (IRB); o conselheiro Edilson de Sousa, presidente da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon); e o conselheiro Edson José Ferrari, presidente do Comitê Técnico da Primeira Infância do IRB.
O evento é realizado pelo Instituto Rui Barbosa, TCE-AM e Escola de Contas Públicas, com apoio da Atricon, Abracom, Audicon e CNPTC.