Brasília – A deputada Detinha (PL-MA) apresentou o Projeto de Lei 2763/24, que define diretrizes para um programa de incentivo ao uso da musicoterapia como tratamento terapêutico complementar. Em tramitação na Câmara dos Deputados, a proposta visa promover a saúde física e emocional através da técnica terapêutica que utiliza a música para melhorar funções físicas e mentais, estimulando a autoestima e ampliando as relações sociais dos pacientes.
Entre os objetivos do programa estão o incentivo à música como meio de intervenção para qualidade de vida e a inclusão da musicoterapia em escolas públicas estaduais, oferecendo aulas terapêuticas a crianças com necessidades especiais para auxiliar no desenvolvimento da comunicação e interação social. A deputada Detinha (PL-MA) argumenta que a musicoterapia também pode ser benéfica para pacientes com Alzheimer, promovendo melhorias no aprendizado, memória e comportamento.
Segundo Detinha (PL-MA) , a presença de musicoterapeutas em hospitais e centros de saúde reforçaria a importância da musicoterapia como política pública para o bem-estar das pessoas. O projeto segue em caráter conclusivo e será analisado pelas comissões de Saúde, Finanças e Tributação, e de Constituição e Justiça e de Cidadania, antes de ser votado pela Câmara dos Deputados e pelo Senado.
Fonte: Agência Câmara de Notícias