Brasília – A Comissão de Minas e Energia da Câmara dos Deputados realizou nessa quarta-feira, 27, audiência pública sobre a exploração de petróleo na foz do Rio Amazonas. Uma das solicitantes do debate foi a deputada federal Silvia Waiãpi (PL-AP).
No encontro, foi debatido a barreira imposta pelo Ibama impedindo a exploração na região, mesmo após a Petrobras ter solicitado a licença para explorar petróleo na margem equatorial brasileira, e ter atendido a todos os requisitos e procedimentos.
“Esse impedimento gera um atraso enorme para o início do estudo/prospecção do petróleo, podendo se arrastar por anos, além dos 10 anos em que se esquivam”, explica a deputada.
Ainda na discussão do tema na audiência, Silvia Waiãpi (PL-AP) apresentou a importância da exploração do petróleo para o desenvolvimento econômico do Norte do Brasil, em destaque o Amapá.
“Os estados do Norte sofrem com baixo Índice de Desenvolvimento Humano, baixa cobertura de saneamento básico e outros problemas que são reflexos da pobreza, como a exploração sexual infantil, que no médio a longo prazo a exploração daquele petróleo podem reverter”, afirma a deputada.
E destaca. “Serão 400 bilhões de reais de lucro, mas se não for liberado, o Brasil terá que importar de outros países, o que gera prejuízo econômico e subserviência a nação”.