Senadora Damares e deputada Silvia Waiãpi irão debater sobre combate aos crimes sexuais na região do Norte
Brasília – O Laboratório de Inovação do Tribunal Regional Eleitoral do Amapá irá realizar a “Conferência Internacional de Diálogos para a COP 30”, nos dias 20 a 22 de novembro, para tratar sobre as diretrizes e proposições do evento mundial.
O encontro no TRE-AP terá como tema “Amazônia, Soberania e Sustentabilidade” e irá discutir as possíveis mudanças climáticas, o desenvolvimento econômico no Norte, os crimes sexuais na região e a soberania nacional.
O Amapá será subsede do evento internacional ano que vem que, pela primeira vez, será realizado na Amazônia.
A COP 30, maior encontro mundial de chefes de Estado voltado para o enfrentamento das mudanças climáticas, acontecerá em novembro de 2025, em Belém do Pará.
Para a deputada Silvia Waiãpi (PL-AP), que irá debater sobre o combate aos crimes sexuais na região do Norte; e a atuação das Ongs na Amazônia, o encontro tem o objetivo de apresentar ações propositivas dando voz aos anseios do povo que vive na Amazônia.
“O mundo todo quer salvar a Amazônia sacrificando o ser humano que mora nela. Não somos mero elementos alegóricos de um bioma”, observou.
Para o presidente da Comissão da Conferência, Dr. Diego Araújo, o evento é de suma importância para criar subsídios e estruturar a COP-30.
“Iremos entregar um documento de orientação com a real necessidade do povo da Amazônia ao final do evento”, apontou.
Ainda segundo a coordenadora do Pré-COP 30, Giovana Ângelo, o encontro será uma oportunidade para adiantar os debates dos temas em Belém.
“Vamos discutir ações propositivas acerca da Amazônia e aumentar o diálogo entre o povo local e as autoridades em busca de soluções concretas”, destacou.
O evento contará com a presença de várias autoridades do Legislativo e Judiciário.