PL Mulher

Debate sobre uso de defensivos agrícolas neonicotinóides solicitado pela deputada Coronel Fernanda

Deputada Coronel Fernanda (PL-MT) - Foto: divulgação/Agência Câmara de Notícias
Deputada Coronel Fernanda (PL-MT) - Foto: divulgação/Agência Câmara de Notícias
Comissão debate impacto de defensivos agrícolas neonicotinóides em plenário

Brasília – A Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural da Câmara dos Deputados realizará, na próxima segunda-feira, 25, um debate sobre o uso de defensivos agrícolas neonicotinóides. A audiência, solicitada pela deputada Coronel Fernanda (PL-MT), discutirá o impacto ambiental, socioeconômico e produtivo do uso dessa substância amplamente empregada no controle de pragas em culturas como soja, milho e algodão. O evento está marcado para as 15 horas, no plenário 6.

Importância e controvérsias

Os neonicotinóides têm papel relevante no controle de pragas, sendo fundamentais para a produtividade em setores agrícolas estratégicos. No entanto, seu uso tem gerado polêmicas devido aos potenciais impactos ambientais, especialmente na biodiversidade. “As medidas de contenção ou proibição dos neonicotinóides precisam ser avaliadas em termos de seus impactos na promoção da agricultura sustentável,” afirmou Coronel Fernanda (PL-MT).

A deputada destacou que a proibição desses defensivos pode levar a perdas significativas de produtividade, comprometendo a estabilidade econômica do setor e a segurança alimentar do país. A audiência busca um equilíbrio entre a necessidade de produtividade agrícola e a preservação ambiental, além de fomentar boas práticas agrícolas.

Uso do defensivo neonicotinóides é controverso - GettyImages
Uso do defensivo neonicotinóides é controverso – GettyImages

Objetivos do debate

Coronel Fernanda (PL-MT) espera que o diálogo entre especialistas, representantes do setor agrícola e ambientalistas permita a construção de soluções que minimizem os impactos ambientais sem prejudicar a eficácia no controle de pragas. “A audiência permitirá explicar como as medidas podem influenciar negativamente os esforços para adotar práticas agrícolas que preservem a biodiversidade,” resumiu a parlamentar.

Fonte: Agência Câmara de Notícias

Solverwp- WordPress Theme and Plugin