Daniela Reinehr (PL-SC) defendeu a proposta que amplia o apoio federal para a prática de modalidades olímpicas e paralímpicas no ambiente escolar
Brasília – A Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência da Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei 3735/24, que prevê incentivo do governo federal a estados, municípios e ao Distrito Federal para promover atividades relacionadas aos jogos olímpicos e paralímpicos nas escolas públicas.
Relatora da proposta, a deputada Daniela Reinehr (PL-SC) apresentou um substitutivo apenas para ajustes de redação, sem alterar o mérito.
“A proposta atende à necessidade de políticas públicas voltadas à inclusão social por meio do esporte, ampliando as possibilidades de formação e desenvolvimento integral para pessoas com deficiência”, destacou a parlamentar.
Principais pontos da proposta
Os programas escolares deverão contemplar:
- Cooperatividade entre alunos;
- Orientação sobre princípios do olimpismo e do paralimpismo;
- Prática e ensino de modalidades olímpicas e paralímpicas;
- Aulas sobre a participação do Brasil nas Olimpíadas e Paralimpíadas;
- Oferta de infraestrutura e equipamentos esportivos adaptados nas escolas.
Além disso, os estudantes com aptidão esportiva poderão, com consentimento dos pais ou responsáveis, ser encaminhados a programas de treinamento especializado.
Parcerias
A proposta também permite que estados, municípios e o Distrito Federal firmem termos de cooperação com entidades de prática e administração esportiva para implementação dos programas.
Próximos passos
O projeto seguirá em análise, de forma conclusiva, pelas Comissões de Educação, do Esporte, e de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ).
Para se tornar lei, o texto precisará ser aprovado pela Câmara e pelo Senado.
Leia também no portal do Partido Liberal:
- PL apoia a inclusão social por meio do esporte
- Deputada Daniela Reinehr defende políticas públicas para pessoas com deficiência
- Partido Liberal luta pela ampliação da educação inclusiva no Brasil